segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Porto, Portugal

O Porto é uma cidade pequena e encantadora, situada nas encostas do Rio Douro, é a segunda maior cidade de Portugal. Foi considerada Patrimônio Mundial da UNESCO graças aos seus belíssimos monumentos e edifícios históricos, como a imponente Catedral Sé e a Torre dos Clérigos. Além disso, a cidade é famosa pelas Caves de vinho do Porto. A parte antiga da cidade se mistura com a nova, mesclando o antigo e o contemporâneo. 

Conhecendo Porto...

Para uma visão panorâmica da cidade, suba os 240 degraus da Torre dos Clérigos, toda em estilo Barroco, foi concluída em 1763 e domina o centro antigo da cidade. De cima você tem uma vista que vai desde a romântica Catedral Sé, a praia em Foz Douro, no Atlântico. ( Rua São Filipe Nery. Não abre sextas-feiras)   




O neoclássico Palácio da Bolsa, onde funcionava a antiga bolsa de valores tem uma imponente fachada e foi construído no século 19. Com sua cúpula de vidro, tem um salão neomouro que levou 18 anos para ser construído e é revestido de 18kb de ouro. (Rua Ferreira Borges, apenas tours guiados). Clique aqui para acessar o site oficial.

A imponente Catedral Sé em estilo de fortaleza, foi concluída no século 13 e está rodeada de obras, como pinturas, esculturas e tesouros da arte sacra.

A baixo da Sé, as ruas e ladeiras se tornam mais estreitas e íngremes, vá caminhando até chegar a Ribeira. O bairro fica a margem do Rio Douro, e a dica é escolher um dos vários restaurantes, e comer uma boa comida portuguesa tomando um vinho e assistindo ao pôr-do-sol. Eu comi um delicioso Bacalhau, mas agora não me lembro do nome do restaurante, mas todos parecem ser bons.    

Vista para a Ribeira

O bacalhau!


A oeste, seguindo o rio, fica a Igreja de São Francisco, com sua fachada de estilo gótico, despista o interior do século 18.

A casa da Música é uma dinâmica e super moderna sala de concertos dedicada à música. É considerado um dos melhores espaços de shows da Europa. (Metro: Estação Casa da Música)    


O Palácio de Cristal fica bem próximo a Casa da  Música. Ele está situado em um lindo jardim, ótimo para fazer um passeio agradável e relaxar.  

O Museu Soares dos Reis fica próximo ao Palácio de Cristal, tem exposições de artistas portugueses, além de várias esculturas históricas.   

A Rua Santa Catarina é onde acontece o mercado público, lá você pode provar algumas comidas típicas e bem gostosas da cidade.


Essa igreja também fica na Rua Santa Catarina


Do outro lado do rio, lado oposto a Ribeira, fica a Vila Nova de Gaia, onde estão as famosas caves de vinho do Porto. Você pode pegar o metrô para a estação Jardim do Morro, ele atravessa por cima da ponte Dom Luís I. A vista é maravilhosa, vale muito à pena fazer esse passeio. Chegando a Vila Nova de Gaia, você poderá escolher entre mais de 50 caves de vinho para conhecer e experimentar. O vinho do Porto é doce e fortificado, produzido a partir das uvas cultivadas na região do Douro e enviado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde é preparado e envelhecido.     

Ponte Dom Luís I


O vinho do Porto é tradicionalmente dividido em duas categorias: o vinho envelhecido na madeira e o envelhecido na garrafa. O na madeira é uma festa de aromas: frutas secas, casca de castanha, torradas ou madeira queimada. Você pode sentir o aroma perfeitamente. Já o envelhecido na garrafa é profundo e escuro quando jovem, com aromas frutais e herbais, que gradualmente desenvolve outros sabores como pimentas, uvas passas e trufas. O vinho do Porto Vintage é o rei dos vinhos. É vinho de uma única colheita, engarrafado após dois ou três anos e depois é deixado para envelhecer por pelo menos uma década. O vinho do Porto combina perfeitamente com sobremesas e tem um alto teor alcóolico.

Nós visitamos a Graham's, ganhamos panfletos no hostel para visitação gratuita com direito a degustação de vinhos e lá fomos nós. Achei o passeio excelente, o pessoal foi super atencioso e simpático. Assistimos a um vídeo que contava a história e mostrava como é feita a produção dos vinhos, depois fizemos um passeio guiado pela cave e no final teve a degustação de três vinhos do Porto. Muito saborosos e fortes, cuidado! Haha. No final do passeio você pode passar pela lojinha e comprar para levar pra casa. Clique aqui para acessar o site oficial da Graham's.  






À noite, no bairro de aliados, no centro, tem a Galeria de Paris, uma rua com vários barzinhos, uma dica é o bar de mesmo nome, Galeria de Paris, super charmoso, onde você pode jantar também até às 23h, a comida é super gostosa. 



Outra dica para ir a noite é a região do Piolho, é a área dos universitários, fica ao lado da Reitoria da Universidade do Porto. No verão fica lotado de jovens.

O ideal é ficar hospedado na zona do centro, Praça da Batalha ou na Zona de Aliados, de lá você faz praticamente tudo a pé e se for preciso tem três estações de metro na região. Nós ficamos no Yes! Porto Hostel, uma rede excelente de hostels, também tem em Lisboa. O pessoal lá é super receptivo e animado, além disso, é tudo novinho e impecável! Super indico. Fizemos o Pub Crawl do Yes! Porto, foi ótimo, conhecemos vários bares e boates da cidade e além do pessoal é claro. Clique aqui para acessar o site oficial do Yes! Porto.             

Foto do quarto
Festinha no Hostel
No Pub Crawl do Hostel

Não vá embora de Porto sem antes provar a "francesinha", prato mais famoso da região. É um sanduíche com várias carnes, lingüiças, salsichas e filé, coberto com muito queijo e um molho que eu não sei do que era, mas foi a melhor parte. Acompanham batatas fritas, óbvio, para se tornar a bomba calórica da viagem haha!  

Para fazer compras existe um centro comercial chamado Norte Shopping. Pegue o metro e desça na estação Sete Bicas.

Uma dica muito importante é não se esquecer de levar calçados confortáveis. E prepare-se para subir e descer muitas ladeiras.  

Veja algumas fotos da cidade...












Beijos e até mais!!!



2 comentários:

  1. Cidade muito bonita mesmo!, principalmente pelo fato de unir o antigo ao contemporaneo.
    A parte sobre a história do vinho do porto e, suas exclusivas vinículas devem proporcionar uma experiencia única!

    ResponderExcluir
  2. hmmm, salivei com esse sanduíche "francesinha"!!!

    ResponderExcluir